domingo, 21 de março de 2010

Brainstorming


O brainstorming (ou "tempestade cerebral"), mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.

PROCEDIMENTO E TÉCNICAS


Este módulo te ajudará a levar o seu grupo à tomada de decisões através de um consenso. A técnica pode ser utilizada em: uma reunião comunitária ou com o executivo de uma organização baseada na comunidade; entre gerentes de uma ONG; em um ministério ou secretaria; ou em uma reunião de gestão de uma agência da ONU, com um número de participantes que varie entre cinco e duzentos.

Apesar de você necessitar de boas habilidades de liderança para moderar a reunião, você deve ser firme em se fazer respeitar o formato e as regras básicas da sessão (por exemplo, não se permitem críticas nem comentários) É preciso ter certeza de que você não impôs as decisões, mas que foram decididas pelo grupo. Você está ali para facilitar uma tomada de decisões criativas em grupo.

O propósito do brainstorming:

O propósito de uma sessão de brainstorming é o trabalho em grupo na identificação de um problema, e encontrar, através de uma intervenção participativa, a melhor decisão para um plano de ação que o solucione tal problema.

Pré-requisitos

  1. Um problema para resolver
  2. Um grupo com o potencial para trabalhar como um time. Pode ser tanto um pequeno grupo administrativo quanto um time funcional de cinco à dez pessoas (ex. treinadores, trabalhadores de campo, sindicato), ou até uma reunião de toda uma comunidade, podendo chegar de cem ou duzentas pessoas
  3. Um quadro, grandes folhas de papel em branco ou algo que seja facilmente visível por todos, e alguns marcadores grandes para se escrever e
  4. Um facilitador(você). Alguém cuja função é extrair sugestões dos participantes, sem impor suas opiniões, e ao mesmo tempo com atitudes de liderança para manter a ordem e o propósito da sessão.

Regras básicas

  • O moderador orienta cada sessão
  • O moderador pede sugestões aos participantes
  • Críticas de sugestões alheias não são permitidase
  • Todas as sugestões devem ser escritas no quadro (mesmo as estranhas)

Procedimento:

  1. Defina o problema
    • Peça sugestões relacionadas com o problema mais importante
    • Críticas de sugestões alheias não são permitidas
    • Escreva todos os problemas no quadro
    • Agrupe os problemas mais parecidos ou relacionados e então
    • Reagrupe e liste-os em ordem de prioridade (os mais importantes no topo)
  2. Crie o objetivo
    • Inverta a definição do problema (é a solução)
    • A solução do problema definido acima é o objetivo
    • Defina o objetivo como a solução do problema
    • Escreva o objetivo no quadro e então
    • Lembre o grupo que eles, e não você, escolheram o objetivo
  3. Defina o objetivo
    • Explique a diferença entre uma meta e um objetivo
      1. O moderador deve estar ciente disso
    • Peça ao grupo para sugerir objetivos
    • Escreva todas as sugestões no quadro
    • Críticas de sugestões alheias não são permitidas
    • Agrupe os objetivos mais parecidos ou relacionados
    • Reagrupe e liste-os em ordem de prioridade e então
    • Lembre o grupo que eles, e não você, criaram os objetivos mais importantes
  4. Identifique os recursos e obstáculos
    • Peça ao grupo para sugerir recursos e obstáculos
    • Escreva todas as sugestões no quadro
    • Críticas de sugestões alheias não são permitidas
    • Agrupe todos os recursos mais parecidos ou relacionados
    • Reagrupe e liste-os em ordem de prioridade (os mais importante em cima)
    • Lembre o grupo que eles, e não você, criaram a lista
    • Agrupe os obstáculos mais parecidos ou relacionados
    • Reagrupe e liste-os em ordem de prioridade (os mais importante em cima) e então
    • Lembre o grupo que eles, e não você, criaram a lista
  5. Identifique a estratégia
    • Peça o grupo para sugerir estratégias
    • Escreva todas as sugestões no quadro
    • Críticas de sugestões alheias não são permitidas
    • Agrupe as estratégias mais parecidas ou relacionadas
    • Reagrupe e liste-os em ordem de prioridade (os mais importante em cima)
    • Lembre o grupo que eles, e não você, criaram a lista
    • Escolha a estratégia que está no topo da lista
  6. Resuma no quadro as decisões em grupo
    • o problema
    • a meta
    • os objetivos
    • os recursos
    • os obstáculos e
    • a estratégia

Informe ao grupo que eles produziram um plano de ação. Se alguém quiser escrever o que foi decidido em cada uma das categorias anteriores, então terão um documento de planejamento padrão. Informe-os que eles criaram um plano como uma equipe, e, portanto, que são os "donos".

Conclusão:

Ser simples não significa que é fácil. Porém, melhora com a prática. Você pode intercalar as diferentes fases do processo com jogos de teatro, jogos ou outras técnicas de trabalho em grupo Experimente e tente estilos diferentes.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Brainstorming

http://www.scn.org/mpfc/modules/brn-stop.htm


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