O brainstorming (ou "tempestade cerebral"), mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.
PROCEDIMENTO E TÉCNICAS
Este módulo te ajudará a levar o seu grupo à tomada de decisões através de um consenso. A técnica pode ser utilizada em: uma reunião comunitária ou com o executivo de uma organização baseada na comunidade; entre gerentes de uma ONG; em um ministério ou secretaria; ou em uma reunião de gestão de uma agência da ONU, com um número de participantes que varie entre cinco e duzentos.
Apesar de você necessitar de boas habilidades de liderança para moderar a reunião, você deve ser firme em se fazer respeitar o formato e as regras básicas da sessão (por exemplo, não se permitem críticas nem comentários) É preciso ter certeza de que você não impôs as decisões, mas que foram decididas pelo grupo. Você está ali para facilitar uma tomada de decisões criativas em grupo.
O propósito do brainstorming:
O propósito de uma sessão de brainstorming é o trabalho em grupo na identificação de um problema, e encontrar, através de uma intervenção participativa, a melhor decisão para um plano de ação que o solucione tal problema.
Pré-requisitos
- Um problema para resolver
- Um grupo com o potencial para trabalhar como um time. Pode ser tanto um pequeno grupo administrativo quanto um time funcional de cinco à dez pessoas (ex. treinadores, trabalhadores de campo, sindicato), ou até uma reunião de toda uma comunidade, podendo chegar de cem ou duzentas pessoas
- Um quadro, grandes folhas de papel em branco ou algo que seja facilmente visível por todos, e alguns marcadores grandes para se escrever e
- Um facilitador(você). Alguém cuja função é extrair sugestões dos participantes, sem impor suas opiniões, e ao mesmo tempo com atitudes de liderança para manter a ordem e o propósito da sessão.
Regras básicas
- O moderador orienta cada sessão
- O moderador pede sugestões aos participantes
- Críticas de sugestões alheias não são permitidase
- Todas as sugestões devem ser escritas no quadro (mesmo as estranhas)
Procedimento:
- Defina o problema
- Peça sugestões relacionadas com o problema mais importante
- Críticas de sugestões alheias não são permitidas
- Escreva todos os problemas no quadro
- Agrupe os problemas mais parecidos ou relacionados e então
- Reagrupe e liste-os em ordem de prioridade (os mais importantes no topo)
- Crie o objetivo
- Inverta a definição do problema (é a solução)
- A solução do problema definido acima é o objetivo
- Defina o objetivo como a solução do problema
- Escreva o objetivo no quadro e então
- Lembre o grupo que eles, e não você, escolheram o objetivo
- Defina o objetivo
- Explique a diferença entre uma meta e um objetivo
- O moderador deve estar ciente disso
- Peça ao grupo para sugerir objetivos
- Escreva todas as sugestões no quadro
- Críticas de sugestões alheias não são permitidas
- Agrupe os objetivos mais parecidos ou relacionados
- Reagrupe e liste-os em ordem de prioridade e então
- Lembre o grupo que eles, e não você, criaram os objetivos mais importantes
- Explique a diferença entre uma meta e um objetivo
- Identifique os recursos e obstáculos
- Peça ao grupo para sugerir recursos e obstáculos
- Escreva todas as sugestões no quadro
- Críticas de sugestões alheias não são permitidas
- Agrupe todos os recursos mais parecidos ou relacionados
- Reagrupe e liste-os em ordem de prioridade (os mais importante em cima)
- Lembre o grupo que eles, e não você, criaram a lista
- Agrupe os obstáculos mais parecidos ou relacionados
- Reagrupe e liste-os em ordem de prioridade (os mais importante em cima) e então
- Lembre o grupo que eles, e não você, criaram a lista
- Identifique a estratégia
- Peça o grupo para sugerir estratégias
- Escreva todas as sugestões no quadro
- Críticas de sugestões alheias não são permitidas
- Agrupe as estratégias mais parecidas ou relacionadas
- Reagrupe e liste-os em ordem de prioridade (os mais importante em cima)
- Lembre o grupo que eles, e não você, criaram a lista
- Escolha a estratégia que está no topo da lista
- Resuma no quadro as decisões em grupo
- o problema
- a meta
- os objetivos
- os recursos
- os obstáculos e
- a estratégia
Informe ao grupo que eles produziram um plano de ação. Se alguém quiser escrever o que foi decidido em cada uma das categorias anteriores, então terão um documento de planejamento padrão. Informe-os que eles criaram um plano como uma equipe, e, portanto, que são os "donos".
Conclusão:
Ser simples não significa que é fácil. Porém, melhora com a prática. Você pode intercalar as diferentes fases do processo com jogos de teatro, jogos ou outras técnicas de trabalho em grupo Experimente e tente estilos diferentes.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Brainstorming
http://www.scn.org/mpfc/modules/brn-stop.htm
0 comentários:
Postar um comentário